quarta-feira, 12 de maio de 2010

Novo curso de tecnologia vai qualificar a gestão escolar

A portaria nº 72, publicada na seção 1 do Diário Oficial da União desta terça-feira, 11, autoriza o funcionamento de um novo curso superior de tecnologia. O curso processos escolares foi incluído no novo eixo tecnológico de Apoio Educacional. A determinação já foi adicionada ao Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, documento que regulamenta o funcionamento das habilitações tecnológicas.

O curso foi incluído no catálogo após solicitação feita pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Com a criação do novo eixo tecnológico, há a possibilidade de que outros cursos da mesma área sejam criados. A habilitação compreende tecnologias relacionadas aos processos de planejamento, coordenação e controle das atividades de apoio pedagógico e administrativo integradas ao contexto do ensino em diferentes espaços educativos.

O tecnólogo em processos escolares é responsável por atividades de acompanhamento dos processos acadêmicos e fluxos organizacionais, participação em equipes técnicas e desenvolvimento da ação educativa intra e extraescolar. “É um profissional que será qualificado para melhorar o funcionamento de espaços como secretaria, bibliotecas, cantinas, portarias, laboratórios, oficinas, instalações esportivas, almoxarifados, jardins, hortas, brinquedotecas, entre outros”, esclareceu Ariane Chagas Leitão, coordenadora de supervisão da educação profissional do MEC.

Estrutura – A carga horária mínima recomendada pelo MEC para o funcionamento do novo curso é de 2,4 mil horas. A infraestrutura recomendada inclui biblioteca especializada com acervo atualizado, ambientes que simulem espaços educativos, laboratório de informática atualizado, conectado à internet e com programas específicos, além de laboratório pedagógico de multimeios.

No próximo dia 31, será lançada a versão 2010 do Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia. A nova edição inclui dez novos cursos, divididos nos eixos tecnológico-militar (seis cursos), segurança (três) e apoio educacional (um). O catálogo orienta instituições e estudantes sobre o teor e a infraestrutura de cada formação. O lançamento será feito em Brasília, durante o seminário internacional Cursos superiores de tecnologia: Educação e o mundo do trabalho, que está com inscrições abertas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário