terça-feira, 30 de março de 2010

Governadora visita João Câmara e inaugura obras

A governadora Wilma de Faria visitou, na segunda-feira (29/03), o Município de João Câmara, para inaugurar obras do Governo, com abrangência social na Região do Mato Grande. Wilma entregou à população o Núcleo Tecnológico de Educação, a ampliação da Adutora que atende as cidades de Poço Branco, Taipu, Pureza e João Câmara; e inaugurou também, a Casa da Cultura e uma unidade do Restaurante Popular. O restaurante com capacidade para oferecer 500 refeições diárias ao preço simbólico de R$ 1,00, foi muito bem recebido pela população que lotou o largo da Praça Antonio Justino de Souza, para recepcionar a Governadora, juntamente com o Prefeito Vavá, o vice- prefeito Tico Melo, varias lideranças locais e de municípios vizinhos. Segundo Vavá, o restaurante era uma reivindicação de muito tempo, dada a sua importância, principalmente para a população mais carente do município. A governadora destacou a importância de todas as suas ações realizadas em João Câmara e assegurou que o problema da falta d’água também será resolvido, tão logo seja superado um defeito técnico na rede de distribuição da nova adutora. Mas o grande momento da noite foi jantar oferecido pelo Restaurante Popular, do qual a Governadora participou ao lado dos políticos e do povo.

segunda-feira, 29 de março de 2010

“A Hora do conto” encanta público infantil

Além de uma importante fonte de pesquisa para estudantes e professores que queiram enriquecer seus trabalhos, a Biblioteca Pública Municipal vem oferecendo a comunidade estudantil uma opção divertida de prazerosa de aprender. É “ A “Hora do Conto”, uma iniciativa da equipe de professores que atuam na biblioteca e que tem encantado muitas crianças, que já tiveram a oportunidade de ouvirem e viverem algumas histórias. O objetivo é criar futuros leitores capazes de interpretar, questionar e modificar a realidade em que estão inseridos. O projeto está aberto a qualquer unidade de ensino do Município, sendo necessário apenas que o professor interessado procure a equipe, para um agendamento das atividades. Além de fugir um pouco da rotina da sala de aula, a criança poderá vivenciar outras experiências de leitura, concepção de mundo e cidadania, que “A hora do conto” oferece.

Frase da semana:

“Educar é ser um artesão da personalidade, um poeta da inteligência, um semeador de idéias”.
(Augusto Cury)

Fique de olho!

A Futuro eventos estará promovendo entre os dias 03 e 05 de junho o Congresso Internacional sobre Dificuldades de Aprendizagem e do Ensino, em João Pessoa- PB. O evento terá carga horária de 42 horas/aula. Serão oferecidas diversas conferencias por profissionais renomados, como Celso Antunes (SP), Emília Cipriano (SP), Ariana Cosme (Portugal), dentre outros, que irão abordar os diferentes fatores que interferem no processo de aprendizagem. O congresso é uma realização do Futuro eventos em parceria com outros seguimentos como a Editora Positivo, uniabeu e a revista aprendizagem. Para maiores informações e inscrição Clique aqui

Por dentro da Língua

As novas regras do Acordo ortográfico da Língua Portuguesa entraram em vigor em janeiro de 2009, com o objetivo de unificar a grafia das palavras, nos países que têm o Português como língua oficial. As regras ortográficas atuais continuarão sendo aceitas até dezembro de 2012, mas até lá é bom irmos treinando as novidades. No Brasil as principais mudanças serão a eliminação de alguns acentos e do trema, além da adoção de novas regras para o hífen. Com relação ao alfabeto, a Língua Portuguesa passa a reconhecer o K, W, e o Y, como letras do nosso alfabeto, aumentando o número de letras de 23, para 26.

Regra do Trema

Adeus ao trema: aquele sinalzinho colocado sobre a letra “u”, para indicar que ela deve ser pronunciada nos grupos gue, gui, que, qui. Cai o sinal, mas a pronuncia permanece. O trema só será empregado em palavras de origem estrangeira e nomes próprios, como por exemplo, München, Bündchen.

Acentuação I

Ditongos em Palavras paroxítonas


Segundo o novo acordo ortográfico, não serão mais acentuados, os ditongos abertos (éi e ói) das palavras paroxítonas. A exemplo podemos citar: idéia – ideia, jibóia – jiboia, asteróide – asteroide, Coréia – Coreia, etc.

Vem aí a terceira edição da Provinha Brasil

Os alunos do 2º ano do ensino fundamental da rede pública estarão participando até abril da terceira edição da Provinha Brasil. O teste tem como principal objetivo avaliar as habilidades de leitura e de escrita das crianças, nesse nível de aprendizagem. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2008, 1,3 milhões de crianças entre 8 e 14 anos não sabiam ler e escrever, sendo que desse total, mais de 84% estavam na escola. Através da Provinha, o professor poderá identificar já no início do ano letivo, quais são as dificuldades dos alunos e elaborar estratégias para suprir tais dificuldades de modo a consolidar processo de ensino e aprendizagem. Ao término do ano, um novo teste deverá ser aplicado, para medir o nível de evolução.

SMEC realiza distribuição de livros didáticos

A Secretaria Municipal de Educação está concluindo a distribuição dos livros didáticos em todas as 48 escolas do município. O material foi adquirido através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Entregue já no início do ano letivo, os livros serão um suporte para os professores e alunos no desenvolvimento de suas atividades, além de uma importante fonte de pesquisa e aprimoramento do saber e da aprendizagem.

Fique por dentro

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte estará realizando de 25 a 30 de julho, a XVI Semana de Ciência, Tecnologia e cultura – CIENTC, juntamente com a 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento que traz o tema: UFRN: “Produzindo saberes, compreendendo a vida,” visa criar um cenário para popularizar a ciência e oportunizar o acesso a informações das diversas áreas do conhecimento. Além da UFRN, podem participar do evento, empresas de base tecnológicas ou com atividades relacionadas à ciência, tecnologia e cultura, universidades e centro de pesquisa e órgãos de financiamento e fomento à pesquisa e ao desenvolvimento. O prazo para as inscrições e envio de trabalhos vai até 03 de maio, ainda há tempo. A CIENTC é uma relevante forma de divulgação e interação entre a universidade, cientistas e a sociedade em geral e oferece uma diversificada programação cultural, com espetáculos de dança, música, corais e cinema. É uma boa oportunidade para você professor, juntamente com seus alunos programarem uma atividade diferente. Mais informações  CLIQUE AQUI