segunda-feira, 29 de março de 2010

Por dentro da Língua

As novas regras do Acordo ortográfico da Língua Portuguesa entraram em vigor em janeiro de 2009, com o objetivo de unificar a grafia das palavras, nos países que têm o Português como língua oficial. As regras ortográficas atuais continuarão sendo aceitas até dezembro de 2012, mas até lá é bom irmos treinando as novidades. No Brasil as principais mudanças serão a eliminação de alguns acentos e do trema, além da adoção de novas regras para o hífen. Com relação ao alfabeto, a Língua Portuguesa passa a reconhecer o K, W, e o Y, como letras do nosso alfabeto, aumentando o número de letras de 23, para 26.

Regra do Trema

Adeus ao trema: aquele sinalzinho colocado sobre a letra “u”, para indicar que ela deve ser pronunciada nos grupos gue, gui, que, qui. Cai o sinal, mas a pronuncia permanece. O trema só será empregado em palavras de origem estrangeira e nomes próprios, como por exemplo, München, Bündchen.

Acentuação I

Ditongos em Palavras paroxítonas


Segundo o novo acordo ortográfico, não serão mais acentuados, os ditongos abertos (éi e ói) das palavras paroxítonas. A exemplo podemos citar: idéia – ideia, jibóia – jiboia, asteróide – asteroide, Coréia – Coreia, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário