terça-feira, 17 de agosto de 2010

Encontro Pedagógico bate recorde de público


O Encontro Pedagógico realizado na quinta-feira (12/08), pela Secretaria Municipal de Educação foi sem dúvidas um dos mais prestigiado pelos professores. Em pauta, dois importantes temas no cotidiano dos educadores: a neuropedagogia e a prática pedagógica associada ao prazer de ensinar e aprender. Os temas foram abordados por dois visitantes ilustres, como o Dr. André Luís Barbosa Mendes e o Professor Celso Antunes, que emocionou a platéia ao falar do valor de um professor e do quanto este, pode fazer a diferença na vida dos seus alunos. Perguntado sobre como se sentia estando em nossa cidade, para falar a um público entusiasmado e ansioso por sua palestra, Celso Antunes disse: “o que me faz vir de tão longe é o desejo de provocar uma mudança, eu sei que é impossível atingir a todos, mas se eu conseguir atingir 10% ou 20% para mim o sonho já foi realizado”. O professor prendeu a atenção do público, com o relato de histórias e das transformações, que as atitudes de professores provocaram na vida de seus alunos, a partir de uma prática voltada para o amor e o prazer de ensinar. Outro ponto alto do encontro foi o anuncio, pelo secretário Maurício Caetano, da conquista dos Monitores, que a partir de agora estão inseridos na categoria de Professores, graças à aprovação do Plano de Carreia, assinado pelo Prefeito Vavá durante o evento; fato este elogiado pelo palestrante Celso Antunes que parabenizou a classe naquela ocasião. Em seu discurso o Secretário Maurício Caetano ressaltou que apesar das dificuldades, seu propósito é trabalhar para proporcionar momentos como este os professores, buscar atender as necessidades da classe e sobre tudo, melhorar cada vez mais a Educação do nosso Município.


Pais recebem homenagem na Escola Sônia Varela


A Escola Sônia Varela realizou na sexta-feira (13/08) uma bonita homenagem aos pais de alunos daquela unidade. Na ocasião os homenageados participaram da celebração do Terço, coordenado pelo grupo do Terço dos Homens, da Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens. Após o Terço os pais assistiram a um vídeo com uma mensagem dos filhos e logo em seguida, um delicioso lanche. Essa prática adotada pela escola tem a finalidade não só de lembrar a data comemorativa, mas também de aproximar os atores do processo educativo (escola e família) estreitando a comunicação entre estes que é de fundamental importância para o desenvolvimento do processo educativo.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

A todos os Estudantes nosso carinho e respeito. Recebam nossa homenagem pela passagem do seu dia!


SER ESTUDANTE:

Se quiseres ser um verdadeiro estudante
Não aprenda só o superficial,
Pois o difícil pode se tornar barreira vencida.
Para aquele cujo momento chegou agora, nunca é tarde demais!
Aprender o ABC não basta, mas aprenda-o.
Procura na escola o que deseja para tua vida,
Pois ela te recolherá, orientará, dirigirá.
Confia nos teus mestres: eles não te decepcionarão.
Se não tens teto, cobre-te de saber,
De vontade, de garra.
Se tens frio, se tens fome,
Agarra-te ao livro: ele é uma boa arma para lutar.
Se te faltar coragem,
Não tenha vergonha de pedir ajuda.
Certamente haverá alguém para te estender a mão.
Sê leal, fraterno, amigo, forte!
Nunca te deixes ser fraco, desleal, covarde.
Pois tu, jovem estudante,
tens que assumir o comando do teu país.
Respeita para ser respeitado.
Valoriza para ser valorizado.
Espalha amor para seres amado.
Não tenhas medo de fazer perguntas:
toda a resposta terá sentido.
Não te deixes influenciar por pensamentos alheios ou palavras bonitas.
Tenha a tua própria linguagem (aperfeiçoa-te).
Quando te deparares com a injustiça, a impunidade, a corrupção,
a falta de limites, o abuso de poder,
Pensa na existência de tudo o que te cerca.
Busca o teu ideal e lembra: um valor não se impõe, se constrói.
Não faça do teu colega, uma escada para subir.
Isto é imoral e a imoralidade não faz parte da tua lição.
Autora: Marina da Silva

História do Dia do Estudante. Como nasceu o dia do Estudante.

No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima. Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 anos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934. Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Amigos prestigiam secretário no dia do seu aniversário

O Secretário Municipal de Educação, Maurício Caetano recebeu na sexta-feira (06/08), na Escola Vovó Mulata, familiares e amigos para um jantar em comemoração ao seu natalício. Em seu discurso, emocionado, o secretário agradeceu à família, aos novos e velhos amigos, que segundo Ele são pessoas importantes e que muito contribuíram na sua trajetória de vida. O evento regado à boa música e mesa farta, contou também com a presença do Prefeito Vavá, do empresário e amigo Alexandre (de Parazinho) e de toda equipe da Secretaria Municipal de Educação.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Município receberá Celso Antunes para Encontro Pedagógico


A Secretaria Municipal de Educação estará realizando na quinta-feira (12/08), a III etapa do Ciclo de Palestra da Jornada Pedagógica 2010. O encontro é direcionado a todos os professores da rede municipal de ensino sob o tema: Ensinar e Aprender com Prazer: um compromisso contínuo com a prática docente; que será abordado pelo renomado professor e palestrante Celso Antunes, o evento também contará com a presença do Dr. André Luís Barbosa Mendes, que fará palestra sobre a Neuropedagogia: ensinando com o cérebro em mente. O encontro será realizado na AABB com início às 8 horas. O Ciclo de Palestras é uma importante ação da Secretaria Municipal de Educação, que tem a sua frente, o Professor Maurício Caetano. O objetivo é criar um espaço de estudo e reflexão acerca da prática docente e seus reflexos sobre o processo de ensino-aprendizagem e contribuir para o crescimento profissional e intelectual dos educadores, de modo que este venha a se refletir numa melhor qualidade da educação.

Celso Antunes é bacharel e licenciado em Geografia Universidade de São Paulo (USP),P), Mestre em ciências humanas e Especialista em Inteligência e Cognição. Membro consultor da Associação Internacional pelos Direitos da Criança Brincar, reconhecido pela UNESCOO. É autor de cento e oitenta livros, sendo 40 obras sobre Educação. Também é consultor de diversas revistas especializadas em Ensino e Aprendizagem. Suas obras voltadas para temas de Educação foram publicadas por diversas Editoras brasileiras, além de traduções para América do Norte e Europa. Ministrou aulas para todas as séries e graus dos diferentes níveis. Foi diretor de grandes colégios particulares em São Paulo. Atualmente é diretor do Colégio Sant´Anna Global e professor da Universidade Sênior da Terceira Idade na PUC da mesma cidade. Ministrou palestras e cursos em todos os estados brasileiros, e em países da América do Sul e Europa.

Nossa homenagem a todos os pais pela celebração do seu dia. Parabéns !


Uma dúzia de pedidos

Pai...
- Não me dês tudo o que te peço
Às vezes meus pedidos querem apenas ser um teste,
para ver o quanto posso pedir.
- Não grites comigo
Eu te respeito menos, quando o fazes
E me ensinas a gritar também, e eu não quero fazer isso.
- Não me dês ordens a todo o momento
Se em vez de mandar,
algumas vezes externasses teus desejos sob forma de pedidos,
eu o faria mais rapidamente e com mais gosto.
- Cumpra as promessas que fazes; boas ou más.
Se me prometes um prêmio, deve concedê-lo;
assim como um castigo.
- Não me compares a ninguém, especialmente com meus irmãos
Se me colocas acima deles, alguém vai sofrer
Se me colocares abaixo, eu é que sofro.
- Não mudes de opinião a cada momento sobre o que devo fazer.
Pense antes, mantendo a decisão.
- Deixe que eu faça, acertando ou errando
Se fazes tudo por mim, serei um eterno dependente.
- Nunca pregues uma mentira, nem me peças que eu o faça
Isso criará em mim um mal-estar e me fará
perder a confiança em tudo o que afirmas.
- Quando te enganas em alguma coisa, admite-o francamente
Isso não te diminuirá a meus olhos, pelo contrário,
te fará crescer e eu aprenderei a assumir minhas faltas.
- Quando te deres conta de um problema meu
não digas que é bobagem que o tempo corrige
ou que não tens tempo
Eu preciso ser compreendido e ajudado.
- Trata-me com a mesma amizade
e a mesma cordialidade com que tratas teus amigos
Pelo fato de pertencermos à mesma família,
não significa que não possamos ser amigos também.
- Nunca me ordenes fazer uma coisa
Quando tu mesmo não a fazes
Eu aprendi a fazer sempre e apenas aquilo
que tu fazes e não aquilo que tu dizes.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Governo apresenta medidas para solucionar déficit de professores


O Governo do Estado apresentou, as medidas que pretende tomar para solucionar o número insuficiente de professores na rede de ensino público do Rio Grande do Norte. Entre as ações anunciadas está a realização de um concurso público, até o próximo mês de dezembro, para o preenchimento de quatro mil vagas no quadro permanente da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (Seec). De acordo com o secretário de Educação, Otávio Tavares, o Estado apresenta um grande déficit de profissionais, que será suprido com o concurso. Serão oferecidas vagas para profissionais do Ensino Fundamental e Médio, além de professores para educação profissionalizante e técnica. O déficit abrange as escolas de Ensino Médio, nas disciplinas de matemática, física, química, biologia e espanhol. Já no caso do ensino fundamental a insuficiência está em artes, língua portuguesa, matemática, e de professores polivalentes, no caso das primeiras séries.