sexta-feira, 27 de maio de 2011

SMEC intensifica atividades para a Semana Municipal de Cultura

A secretaria Municipal de Educação está ultimando os preparativos para a Semana Municipal de Cultura que acontecerá entre os dias 30/05 e 03/06. A programação trará dentre outros momentos: palestras, apresentações culturais, exposições, show de calouros e a Banda Cafundó.  O tema está sendo trabalhado nas escolas, que deverão apresentar suas produções relativas aos diferentes setores culturais do Município. O dia 02/06 foi instituído, Dia da Cultura em todo Município através do Projeto de Lei Nº 005/2001 em homenagem ao escritor e folclorista Gumercindo Saraiva (data do seu nascimento). A semana Municipal de Cultura é um convite para todos os cidadãos conhecerem um pouco mais da nossa história. 

Secretaria reúne professores para apresentar fichas avaliativas

A Secretaria Municipal de Educação reuniu esta semana, professores do 1º ao 5º ano para apresentar as fichas avaliativas e tirar dúvidas sobre o seu preenchimento. Veja alguns momentos do encontro





quinta-feira, 19 de maio de 2011

Enem 2011 será realizado em outubro

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 já tem data definida: as provas serão aplicadas em 22 e 23 de outubro. As inscrições começam na próxima segunda-feira, 23, às 10h, e vão até o dia 10 de junho, às 23:59h. A taxa de inscrição será de R$ 35. Alunos da rede pública não pagam e os de escolas particulares podem pedir isenção.
Segundo a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Malvina Tuttman, o Enem deste ano terá processo mais avançado do que o das provas anteriores. Ela informou que o Inep constituiu um grupo de operações logísticas para garantir segurança em cada etapa do exame, desde a impressão na gráfica até a distribuição e aplicação. Mais de 400 mil pessoas trabalharão no Enem 2011. O exame será aplicado em 140 mil salas, em 1.599 municípios. A logística contará com mais de 6 mil escoltas.

Plataforma Freire recebe inscrições até dia 29

Diretores das escolas públicas podem indicar, até 29 de maio, os professores de sua unidade escolar nos cursos de extensão e de aperfeiçoamento oferecidos por meio da Plataforma Freire. A formação é uma parceria entre a Secretaria de Educação Básica (SEB), a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) e a Secretaria de Educação Especial (Seesp) com instituições públicas de ensino superior, e atenderá professores de todos os entes da federação. A Plataforma Freire é um sistema desenvolvido pelo MEC por meio do qual o professor se inscreve em cursos oferecidos pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, com o objetivo de adequar a sua graduação. Entre as opções disponíveis para os professores estão os cursos de formação continuada em educação ambiental, ensino integral, educação e saúde e relações etnorraciais e diversidade no ambiente escolar. No total, serão oferecidas 89.733 vagas em um total de 1.357 cursos, divididos entre presenciais, semipresenciais e a distância, todos com duração de até 300 horas. Somente poderão ser indicados professores que tenham sido registrados como educadores em efetivo exercício no Censo Escolar 2009 ou 2010. O professor que já tenha se pré-inscrito em curso de formação inicial também não poderá se inscrever nos cursos de extensão e aperfeiçoamento. Os professores indicados devem acessar a plataforma e confirmar o seu interesse em realizar a formação entre os dias 23 de maio e 5 de junho. Após esse prazo, as secretarias de educação devem validar as pré-inscrições dos educadores até o dia 16 de junho. Mais informações sobre o processo de inscrição dos cursos de formação continuada podem ser obtidas no portal da Plataforma Freire .