quarta-feira, 30 de março de 2011

Morre o Ex-vice-presidente da República, José Alencar


O ex-vice-presidente da República José Alencar faleceu no início da tarde desta terça-feira, 29, a morte foi confirmada pelo oncologista Paulo Hoff, do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Alencar estava internado na Unidade de Terapia Intensiva desde ontem, quando apresentou um quadro de obstrução intestinal com perfuração abdominal e peritonite (infecção na membrana que protege a cavidade abdominal). Devido a seu estado crítico, os médicos tinham descartado qualquer procedimento cirúrgico e Alencar estava sendo tratado apenas com analgésicos para aliviar a dor. Ele lutava contra um câncer no abdome há mais de 13 anos e havia passado por 17 cirurgias.

terça-feira, 29 de março de 2011

Continuam abertas as inscrições para o cursinho “Proitec”

Os alunos da rede municipal ou estadual de ensino que irão concorrer a uma vaga no PROITEC - IFRN têm até sexta-feira (01/04) para fazer sua inscrição, no cursinho preparatório oferecido pela Secretaria Municipal de Educação. Ao todo estão sendo oferecidas 70 vagas no turno matutino e 70 no turno noturno, para alunos matriculados no 9º ano do ensino Fundamental. As inscrições estão sendo feitas na Secretaria de Educação pela manhã e à tarde. A aula inaugural acontecerá na sexta-feira (01/04), às 20 horas, no Espaço Cultural Ananias Caetano.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Municípios que não estão com as contas em dia podem perder recursos extra do Bolsa Família

Apenas um terço dos municípios prestaram contas sobre a gestão de recursos vinculados ao Bolsa Família aplicados em 2009. As prefeituras que ainda não apresentaram as informações têm até o dia 31 deste mês para fazê-lo sob pena de perder o dinheiro a partir de abril. Os municípios precisam prestar contas ao Conselho de Assistência Social sobre o uso dos recursos do Índice de Gestão Descentralizada Municipal (IGD-M). Mensalmente, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome repassa cerca de R$ 24 milhões a municípios que alcançam bons resultados nesse índice. O IGD-M monitora o cumprimento das condicionalidades do programa como frequência à escola e a manutenção de um cadastro atualizado dos beneficiários. Os recursos devem ser aplicados em ações administrativas do programa, como acompanhamento das famílias cadastradas, atendimento das demandas solicitadas pelo ministério e na implementação de programas complementares ao Bolsa Família, como capacitação profissional, geração de trabalho e renda e alfabetização de adultos. Das 5.565 prefeituras, apenas 1.852 prestaram contas, mas somente 701 foram aprovadas pelos conselhos até 17 de março. Se o colegiado não apreciar as contas, ou aprová-las parcialmente, o município ficará impedido de receber o IGD-M e só voltará a ter acesso ao recurso quando o problema for resolvido. O gestor do Fundo Municipal de Assistência Social precisa registrar a apresentação de contas no sistema informatizado do ministério e o conselho indica a sua aprovação. Mais informações no site do ministério.

Fonte: Agencia Brasil

Certificação em libras recebe inscrições até o dia 31

Estão abertas até 31 de março as inscrições para o exame nacional para certificação de proficiência no uso e no ensino de língua brasileira de sinais (libras) e para certificação de proficiência na tradução e interpretação da libras-português-libras (Prolibras), que certificará pessoas surdas ou ouvintes fluentes, com ensino superior ou ensino médio completo. Os certificados obtidos pelo Prolibras asseguram a competência no uso e no ensino de libras ou na tradução e interpretação da língua, sendo aceitos por instituições de educação superior ou básica. As provas serão realizadas nos dias 1º e 3 de maio. Para participar do exame, é necessário acessar a página do Prolibras na internet, preencher o formulário de inscrição, imprimir o comprovante de requerimento de inscrição e o boleto bancário no valor de R$ 30,00, e pagá-lo até o dia 1º de abril. O Prolibras será aplicado em instituições de ensino dos seguintes municípios: Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Maringá (PR), Natal, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, Santa Maria (RS), São Carlos (SP), São Cristóvão (SE), Niterói (RJ), São Luís, São Paulo, Teresina, Uberlândia (MG) e Vitória. Caberá ao participante informar no ato da inscrição em qual dessas cidades realizará a prova. O Prolibras será realizado em duas etapas: uma prova objetiva e uma prova prática. A primeira é composta por 20 questões de múltipla escolha sobre a compreensão da linguagem de Libras, e ocorrerá às 15h (horário de Brasília) do dia 1º de maio, com duração de duas horas. Os participantes com pontuação igual ou superior a 12 pontos na prova objetiva, em uma escala de zero a 20, estarão habilitados a participar da última etapa do processo. A prova prática será realizada às 14h (horário de Brasília) do dia 3 de maio, com duração de 15 minutos para cada participante. Será certificado o candidato que alcançar a média mínima de 6 na prova prática, que vai de zero a dez, e tiver concluído o ensino médio ou superior, dependo do nível da certificação pretendida, e que tiver entregado todos os documentos solicitados no dia da prova prática. O diploma de certificação será expedido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A instituição foi selecionada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia responsável pelo exame, por meio de chamada pública.

Fonte: Portal do MEC

Correios publicam edital de concurso para 8.346 vagas e cadastro de reserva

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) lançou nesta quarta-feira (23/3) o concurso público que oferece 8.346 oportunidades e formação de cadastro reserva para cargos nível médio. De acordo com o edital de abertura, publicado no Diário Oficial da União (página 97, seção 3), a remuneração oferecida é de R$ 807,29 para uma jornada de trabalho de 44 horas semanais. O Centro de Seleção e Promoção de ventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) é o responsável pela organização do certame. Os cargos oferecidos são de atendente comercial, carteiro e operador de triagem e transbordo. Do total de vagas, 20% serão destinadas a pessoas com deficiência. Os estados de atuação dos novos servidores são Acre, Rondônia, Alagoas, Amazonas, Roraima, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Tocantins, Maranhão, Minas Gerias, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. Os candidatos serão submetidos a provas objetivas no dia 15 de maio. Haverá ainda avaliação da capacidade física laboral para os postos cargos de carteiro e operador de triagem e transbordo. Os interessados devem se inscrever até às 23h59 do dia 5 de abril, pelo site www.cespe.unb.br/concursos/correiosagente2011. A taxa de participação custa R$ 32.

terça-feira, 15 de março de 2011

Mais de 80 cidades vão receber recurso federal para construção de creches e quadras esportivas

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) divulgou na segunda-feira (14) a terceira lista dos municípios que receberão recursos para construção de creches e quadras poliesportivas por meio da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) . São 83 cidades contempladas com verba para criar 138 creches e 74, para a construção de 117 quadras de esporte. No total, o FNDE, que é uma autarquia do Ministério da Educação (MEC), já aprovou projetos para a construção de 856 creches e 454 quadras esportivas pelo PAC 2. A construção de 1,5 mil centros de educação infantil ao ano foi uma das plataformas de campanha da presidenta Dilma Rousseff. Atualmente, apenas 20% das crianças até 3 anos têm acesso a creches no país.Nessa terceira lista, o estado que teve o maior número de projetos aprovados para construção de creches foi São Paulo: serão construídas 29 unidades em 16 municípios paulistas. A partir da divulgação da lista dos contemplados, começa o processo de assinatura dos termos de compromisso e posterior repasse. O FNDE disponibiliza para as prefeituras dois tipos de projeto de educação infantil formulados a partir de critérios técnicos necessários para atender o público até 5 anos. No Rio Grande do Norte apenas o Município de Mossoró foi contemplado com uma unidade de creche já São Gonçalo do Amarante irá receber 1 quadra enquanto Ceará Mirim receberá 4.

Censo escolar: Coleta de dados sobre alunos deve ser informada até dia 18

As 194.939 escolas da educação básica existentes no país têm prazo até 18 deste mês (sexta-feira), para informar o rendimento e o movimento escolar dos alunos, dados que compreendem aprovação ou reprovação, transferência ou abandono durante o ano letivo de 2010. O sistema Educacenso está aberto desde 1º de fevereiro para que as escolas prestem as informações. Os gestores dos sistemas de ensino responsáveis pela coleta têm prazo de 23 de março a 6 de abril para conferir os relatórios e fazer correções. Isso deve ser feito pelo módulo situação do aluno, na página eletrônica do Educacenso. Após essa data, o sistema será fechado para gerar os dados finais, previstos para serem divulgados em 15 de abril no sítio do Inep. As escolas que não preencherem a situação do aluno podem ficar de fora das estatísticas oficiais que servem de base para a consolidação de programas federais, como a distribuição de livros didáticos. A aquisição do material terá como base as informações relativas ao rendimento e movimento escolar dos estudantes em 2010.

terça-feira, 8 de março de 2011

MEC finaliza matriz de concurso Nacional para professores

Dez meses depois do anúncio da proposta, começa a sair do papel a criação da Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente. A ideia do Ministério da Educação (MEC) é aplicar anualmente uma prova para selecionar professores interessados em trabalhar na rede pública. Os resultados serão utilizados pelas secretarias municipais e estaduais de Educação que aderirem ao projeto. A portaria que normatiza o exame foi publicada hoje (3) no Diário Oficial da União e a matriz dos conteúdos está disponível para consulta pública na internet. A prova será de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Inicialmente, a ideia é que ela fosse aplicada em 2011, mas a primeira edição será no ano que vem, de acordo com o ministro Fernando Haddad. Logo que a proposta foi lançada, entidades que representam as instituições formadoras de professores e representantes da categoria questionaram o formato e a finalidade do exame. O MEC e o Inep tiverem que sentar à mesa com essas organizações para fechar a matriz e instituir um comitê de governança que dará a palavra final sobre o documento.
Segundo o ministro, anualmente cerca de 100 mil professores ingressam na rede pública. Ele acredita que a matriz pode servir de referência para que estados e municípios melhorem seus processos seletivos. Ainda não há previsão de quando a primeira edição será realizada e, segundo Haddad, não há “pressa”. As entidades deverão apresentar sugestões de alteração à matriz até o fim de março. A presidenta do Inep, Malvina Tuttmann, explica que o próximo passo é fazer uma chamada pública para especialistas em educação interessados em formar um banco de itens, já que o Inep não tem questões preparadas para avaliar esse público. De acordo com o documento, a prova vai avaliar o profissional a partir de três dimensões: profissão docente e cidadania, trabalho pedagógico e domínio dos conteúdos curriculares. Serão exigidos conhecimentos em temas como políticas educacionais, gestão do trabalho pedagógico, além do domínio dos conteúdos como Língua Portuguesa, Matemática, História e Artes.

Fonte: Agência Brasil

Professor de escola pública poderá fazer Curso superior e pagar com aulas

Cerca de 381 mil professores da educação básica – 16% dos que atuam em sala de aula – estão matriculados em cursos superiores, seja para conseguir o primeiro diploma ou complementar a formação. O Ministério da Educação (MEC) quer incrementar esse número e decidiu ampliar benefícios do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para profissionais que já atuam na rede pública. Desde o ano passado, o programa permite a estudantes de cursos de licenciatura pagar o financiamento atuando em escolas da rede pública após a formatura. Cada mês trabalhado em regime de 20 horas semanais abate 1% da dívida – o que permite quitar o valor em oito anos e quatro meses sem custo financeiro. A partir de uma portaria publicada nesta quarta-feira (3) no Diário Oficial da União, a medida será estendida a professores que já atuam na rede pública e querem cursar alguma licenciatura. Para aqueles que já estão na carreira, o tempo em que estiver fazendo o novo curso e trabalhando em escola pública passa a contar para o abatimento da dívida. Levantamento feito pelo MEC em 2009 identificou que 600 mil professores que atuavam na educação básica não tinham a formação mínima adequada – ou não tinham diploma em nível superior ou eram formados em outras áreas que não as licenciaturas. O cruzamento feito entre os dados dos censos da Educação Básica e Superior que identificou 381 mil professore em busca do diploma, mostra que a maioria – 192 mil – está matriculada em cursos de pedagogia. Em seguida aparecem as licenciaturas em letras (44 mil), matemática (19 mil), história (14 mil), biologia (14 mil) e geografia (10 mil). Do total, 67% estão em instituições privadas. De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, não é possível indicar se esses profissionais estão em busca de uma primeira ou de uma nova graduação. O MEC pretende depurar os dados para conhecer melhor esse público.

Fonte: Agência Brasil

MEC vai liberar 1 bi para prefeituras atingirem piso

O Ministério da Educação (MEC) tem R$ 1 bilhão para repassar a prefeituras que estourarem as contas depois da aprovação do novo piso salarial dos professores, que chegou a R$ 1.187,97. Mas os candidatos aos recursos terão de comprovar ao governo federal que a falta de dinheiro foi causada exclusivamente pelo reajuste. Em 2010, nenhuma prefeitura conseguiu receber a verba. A portaria com as normas saiu nesta quarta-feira (03) no Diário Oficial. "Para ter direito a essa complementação, a prefeitura tem de provar que foi o aumento do piso que teve impacto na folha e não outras coisas, como novas contratações, construção de escolas, etc.", explicou o ministro da Educação, Fernando Haddad. O ministério também exige que o município comprove que cumpre a determinação de aplicar 25% das receitas municipais na educação e tenha em lei um plano de carreira para o magistério. Além disso, apenas municípios de nove Estados - Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco e Piauí -, que recebem complementação da União no Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), podem pedir os recursos. As exigências foram simplificadas neste ano. Em 2010, era preciso que a prefeitura aplicasse 30% das receitas em educação e tivesse a maioria dos alunos na zona rural.

Fonte:O Estado de S. Paulo.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Jornada Pedagógica 2011 é elogiada por Professores e palestrantes

A Jornada Pedagógica 2011 encerrada na terça-feira (01/03) foi bastante elogiada pelos professores e pelos palestrantes que participaram do evento.  O último dia foi dedicado a reflexões sobre os diversos desafios que se manifestam no cotidiano da educação no que diz respeito ao ensino e à aprendizagem e às exigências da sociedade atual para com esse segmento. Assim foi apresentado o Potencial Eólico da Região do Mato Grande e a necessidade de se estimular os alunos a conhecerem as possibilidades de um mercado de trabalho promissor, nessa área; as Dificuldades que o aluno da escola pública enfrenta para ingressar no IFRN e por último, a reflexão sobre Como construir uma escola que encanta e transforma vidas? Que teve como mediador, o Professor Max Haetinger. Ao iniciar sua fala Max elogiou a iniciativa do Secretário de Educação, Maurício Caetano de promover um encontro integrando as redes Municipal e Estadual de ensino, para em seguida, contagiar os presentes com seu jeito simples, porém empolgado de ver e fazer educação. Para muitos professores o encontro foi “maravilhoso”! Segundo eles a Secretaria está de parabéns por promover momentos como esse, que dá uma “injeção de ânimo” para se começar o ano com um olhar novo sobre a prática pedagógica! 

 Professor Max Haetinger é presenteado com livro sobre Baixa Verde. 









Motivação é a Palavra Chave no Primeiro dia da Jornada Pedagógica

A Secretaria Municipal de Educação em Parceria com a 16ª Dired realizou na manhã desta segunda-feira (28/02), o primeiro Ciclo de Palestra da Jornada Pedagógica 2011. O evento contou com a participação de um grande número de educadores, que se mostrou entusiasmado com as palavras de incentivo do palestrante do dia, José Ricardo de Albuquerque, que de forma simples e objetiva injetou na plateia uma boa dose de Motivação para se alcançar o Sucesso na prática Pedagógica. Ricardo conseguiu prender a atenção e conquistar o público mostrando com exemplos claros que o Fazer Pedagógico pode ser prazeroso e alcançar os resultados esperados. “Você deve amar o que faz...”. Em suas palavras o Secretário Municipal de Educação, Maurício Caetano, também destacou a importância do professor ousar na sua prática, e tal qual a águia, ter uma visão ampla e enfrentar com coragem as tempestades que surgirem no dia a dia, tirando delas motivos para voar cada vez mais alto rumo ao sucesso da nossa educação. Na ocasião também foi apresentado aos participantes um resumo das ações realizadas pela Secretaria, no ano de 2010, além das dificuldades encontradas pelas escolas e as sugestões das unidades de ensino, para melhorar o quadro em 2011.