quarta-feira, 28 de abril de 2010

SEMEC incentiva educadores a participarem da Olimpiada de Língua Portuguesa


A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, através do Setor de Ações Pedagógicas reuniu na tarde de segunda-feira (26/04), no auditório da Casa de Cultura, vários professores da Rede Municipal de Ensino, que trabalham com turmas do 5º ano, para expor o programa a ser desenvolvido na Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro. A iniciativa foi elogiada pelo representante da 16ª Dired, professor Neto, que participou do encontro e esclareceu alguns pontos importantes sobre o concurso. Na ocasião, o Setor pedagógico apresentou o material a ser trabalhado, tirou dúvidas, sugeriu atividades e incentivou os educadores a abraçarem a Olimpíada, mostrando a importancia desta, tanto para o trabalho do professor, quanto para o aluno; que terá a oportunidade de desenvolver seu potencial produtivo no âmbito da linguagem e escrita. A mensagem foi bem recebida; e muitos professores se mostraram empolgados com a proposta. Nós acreditamos em você. Sua contribuição pode mudar o Futturo.


domingo, 25 de abril de 2010

Comunicado


A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, através do Setor de Ações Pedagógicas convoca todos os professores que trabalham com turmas do 5º ano (4ª série) do Ensino Fundamental, para participar de uma importante reunião no auditório da Casa de Cultura, na segunda-feira (26/04/2010), às 14h30min.

Técnicos da SMEC participam de palestra em Recife


As professoras Silvana Varela e Gerlane Alves representaram na terça-feira (20/04), a Secretaria Municipal de Educação em uma importante palestra, promovida pela EDITORA SM, sob o tema: Convivência, Diálogo, Participação: Condição de Aprendizagem. O evento aconteceu em Recife – PE e teve como palestrante o professor português José Pacheco, que na oportunidade apresentou sua experiência como educador na Escola da Ponte (Portugal), onde é desenvolvido um trabalho voltado para a formação do cidadão, com base no respeito, na cooperação e na solidariedade. José Pacheco é um dos idealizadores desta escola, que há mais de três décadas é referência mundial nas práticas de educação inclusiva.

Aconteceu

O primeiro encontro de micro centros do Programa Escola Ativa, sob a coordenação da professora Maria Dantas. O Programa é destinado às escolas com salas multisseriados. Ao todo, o Município possui 17 unidades de ensino com essas características, todas localizadas na área rural.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Programe – se


Durante toda esta semana, o Museu Câmara Cascudo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, estará realizando uma importante homenagem ao índio brasileiro: a semana indígena “Motyrum-Potiguara”. O evento será composto por atividades com vídeos, exposições, apresentações de dança, contação de histórias, teatro de mamulengos, oficina de artesanato indígena, debates e palestras, que serão desenvolvidas durante todo o dia, sempre das 9h às 17h. Todos os dias serão exibidos os vídeos: Grupo Paraupaba – A questão Indígena no Rio Grande do Norte e II Audiência Pública: Indígenas do RN – afirmação de suas identidades. Programe-se e faça uma visita. Para mais informações acesse o site da  UFRN

FNDE abre inscrições para curso de formação continuada.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) abriu inscrições para o Programa Nacional de Formação Continuada a Distancia (Formação pela Escola), em parceria com a Secretaria de Educação a Distancia (SEED/MEC) visando o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE. A s capacitações dizem respeito aos Programas Dinheiro Direto na Escola (PDDE); Programa do Livro (PI), dentre outros; portanto direcionados a Professores, gestores, supervisores e membros dos Grupos de Sistematização das Escolas – PDE Escola. A Formação pela Escola é organizada em cursos modulares de 40h, sendo o primeiro módulo trata das Competências Básicas, com temática: o FNDE e o apoio às políticas públicas para a educação básica, obrigatório a todos os participantes. No inicio e no final de cada módulo haverá encontros presenciais, para socialização e troca de experiências. Os interessados devem procurar a direção escolar ou o Setor Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação. Vale à pena participar!

Inscrições para o Proinfo continuam abertas

Ainda há tempo para você se inscrever no curso “presencial” de informática Proinfo- Curso do ciclo básico. A formação será oferecida pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o MEC e destinada a professores, gestores e supervisores, com carga/horária de 40h. As inscrições podem ser feitas nas escolas e na sede da Secretaria Municipal de Educação. Para mais informações, procurar o Setor Pedagógico da SME.

Vem aí, a Olimpíada de Língua portuguesa

Atenção, professores e estudantes da rede pública de ensino! Estão abertas as inscrições para a Olimpíada de Língua portuguesa, que este ano traz o tema: Escrevendo o Futuro. O concurso é uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O objetivo é colaborar com a melhoria do ensino da leitura e da escrita, oferecendo ações de formação de professores e promovendo um concurso de produção de textos para os alunos de escolas públicas de todo o país.

Na ponta do lápis

Para participar da Olimpíada, basta apenas que o professor se inscreva e trabalhe em sala de aula com os seus alunos, a partir do 5º ano, a categoria textual indicada ao nível de ensino, estimulando a produção de texto, conforme orientações do material que será entregue ao professor: coleção de gêneros textuais, CD - ROM e um cronograma de atividades com as principais datas do concurso.

As oficinas de textos e suas seguintes categorias.

As oficinas de texto serão assim, desenvolvidas:


• Poema: 5º e 6º anos do Ensino Fundamental;

• Memórias Literárias: 7º e 8º anos;

• Crônica: 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio;

Artigo de opinião: 2º e 3º anos do Ensino Médio.

Principais etapas da Olimpíada:

• 02/03 a 14/05 – Adesões das Secretarias de Educação e Inscrições dos Professores;


• 02/03 a 16/08 – Etapa Escolar: oficinas de escrita nas escolas (com o apoio da coleção) e comissão julgadora escolar.

• 17/08 a 03/09 – Etapa Municipal: comissão julgadora municipal, organizada pelas secretarias municipais de Educação;

• 20/09 a 22/10 Etapa Estadual: comissão julgadora estadual, organizada pelas secretarias estaduais de Educação com o apoio do Cenpec.

• 1º a 19/11 Etapa Regional: encontros de alunos e professores semifinalistas;

• 28 e 29/11 Etapa Nacional: cerimônia de premiação

Quer saber mais sobre a Olimpíada? Acesse:





Sua participação vai fazer a diferença, inscreva-se já!

quinta-feira, 15 de abril de 2010

18 de abril, dia Nacional do Livro Infantil


"Um país se faz com homens e livros"

(Monteiro Lobato)

                  José Bento Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1822, na cidade de Taubaté, no interior de São Paulo. Essa tão conhecida frase, criada por Ele mostra o quanto valorizava a literatura, e sua forte influencia no mundo literário. Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil, brasileira. É em sua homenagem que o dia 18 de abril foi instituído como O dia Nacional do Livro Infantil, no ano de 2002, através da Lei 10.402/02 que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil. Lobato iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto; nessa época cursava faculdade de direito. Monteiro Lobato viveu parte de sua vida em fazendas; seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso. Em 1920 lança o seu grande sucesso: a historia “A Menina do Nariz Arrebitado”. Depois nasceram outros episódios, tendo sempre como personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Anastácia e é claro, Emilia, a bonequinha mais peralta do planeta; que compõem o famoso Sítio do Picapau Amarelo; posteriormente transformado em obra televisiva, nos anos oitenta. Em suas obras Monteiro Lobato destacou a imagem do homem da roça e de personagens do folclore brasileiro; enriqueceu-as com abras da mitologia grega, dos quadrinhos além de personagens do cinema. Mas Monteiro também transmitiu conhecimento e idéias em livros que falam de Historia, Geografia e matemática, sendo pioneiro na literatura paradidática. Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Setor Pedagógico realiza encontro com escolas da área rural

A Secretaria Municipal de Educação através do Setor de Ações Pedagógicas realizou de 06 a 08/ 04 encontros pedagógicos com as escolas da área rural, do Município. No dia 06/04 foram atendidas as Escolas Maria Alice Soares, Maria Rosa, Saramandaia, Francisco Zábulon e a escola Izabel Ferreira. O encontro aconteceu na comunidade do Amarelão; o segundo dia de atividades incluiu as escolas de Modelo I e Modelo II, Manoel Edmilson, Baixa do Novilho, Luiz Antonio, XVI de julho, Boa Sorte, Xoá e a Francisca Romana, com encontro realizado na comunidade de Queimadas. No último dia, as escolas Vitoria Soares, Marcos Antonio, Jorge Fernandes, Maria da Paz, Odilon Cabral, Maria Fernandes da Mota, Elialda Sabino, Redivan Rodrigues, Adelaide França, João Maria furtado, Antonio Lucas de Araujo, Pedro Torquato, João Urbano, 29 de julho e Virgílio Epifanio, se reuniram na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte), para discutirem dentre outros assuntos, a Proposta Pedagógica elaborada pela Secretaria e receberem orientações gerais sobre o preenchimento das fichas descritivas do Ensino Infantil e do 1º ao 3° ano, além de informações preliminares sobre o Projeto Escola Ativa a ser desenvolvido no Município.
1º Dia - Amarelão

2º Dia - Queimadas 

3º Dia - SINTE

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Escola Sônia Varela promove Páscoa de solidariedade


A Escola Municipal Sônia Varela promoveu na quarta-feira (07/04), um belo evento em comemoração à Páscoa. Com o objetivo de estimular a socialização; provocar no aluno, uma reflexão a partir do tema e, promover atitudes de solidariedade, a equipe de professores, juntamente com os gestores e a coordenação, elaborou o Projeto: Por uma Páscoa de solidariedade, com abrangência a todos os níveis de ensino que a Unidade atende (Ensino Infantil e Fundamental). O tema foi explorado em duas semanas abordando diferentes aspectos da aprendizagem e de forma interdisciplinar, de acordo com os professores; valorizando sempre o conhecimento do aluno e, sobretudo, buscando desenvolver a sua capacidade produtiva, na área da leitura e da escrita, além de outras formas de expressão. Na quarta-feira, durante a culminância do Projeto foi possível perceber o quanto o trabalho rendeu bons frutos. As crianças mostraram, mais que interesse, envolvimento nas atividades desenvolvidas, num espetáculo de encher os olhos e a emoção. Parabéns a toda equipe escolar, por promover a aprendizagem de forma participativa e com criatividade. (Veja abaixo algumas imagens da festa)



terça-feira, 6 de abril de 2010

Professores recebem 1/3 conforme negociado

Como fora anunciado, durante a Jornada Pedagógica, pelo secretário de Educação, Maurício Caetano, os professores da rede municipal de ensino receberam na quarta-feira (31/03), o tão esperado 1/3 de férias, juntamente com o pagamento do mês de março. Segundo Governo Municipal, o direito não havia sido pago ainda, por causa das dificuldades financeiras que o Município vem enfrentando. Ao final deste mês, conforme foi negociado com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação será implantado a terça parte restante do Piso Salarial da categoria, enquanto que a diferença relativa aos meses de janeiro a março será paga parcelada, posteriormente.

Frase da semana

“Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino”.


(Paulo Freire)

domingo, 4 de abril de 2010

Município do Natal realiza concurso público na educação

A Prefeitura do Natal abriu inscrições para realização de concurso público de provas e títulos, na área da educação, para o provimento 139 vagas ao cargo de professor N-1 e N-2, em diversas áreas do conhecimento. São considerados N-1, os professores que têm como titulação máxima, curso de graduação; e N-2, os que possuem curso de especialização. Os vencimentos base para essas categorias são da ordem de R$ 1.040,12 e 1.245,77, respectivamente, para carga/ horária de 20 horas semanais. As inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico: Fundacao Joao do Vale, até as 00h00min, do dia 13.04.2010, ou na Avenida Prudente de Morais, 3446 – Lagoa Nova – Natal – RN, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Desejamos a todos, boa sorte!